Conferência
12/01/2024
$12/01/2024
}16:00

No âmbito do Open Day, a 12 de janeiro, o diretor da Escola das Artes, Luís Lima, convida o diretor do curso de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Ricardo Carvalho, para uma conversa em torno das possibilidades de uma estética para o futuro, procurando responder às questões que estética? e que futuro?. Outra questão em jogo será a do ensino das artes, procurando compreender qual a sua relevância hoje e qual a preponderância de uma abordagem interdisciplinar.

Além de diretor da Escola das Artes e de professor na Universidade Autónoma de Lisboa, Luís Lima é doutorado em Filosofia (Estética) pela FCSH/UNL, mestre e licenciado em Ciências da Comunicação. Paralelamente à atividade académica, desenvolve trabalho como tradutor de alguns dos maiores pensadores da contemporaneidade e colabora com o festival de cinema Porto/Post/Doc.

Ricardo Carvalho é arquiteto, doutorado em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2012). Escreve regularmente em várias revistas internacionais de arquitectura e no jornal Público. Foi director do JA – Jornal Arquitectos entre 2005 e 2008. Foi professor na Universidade de Brandemburgo BTU Cottbus, na Alemanha (2009-2013), na Universidade de Navarra, em Espanha (2013), e lecciona actualmente na Universidade de Carleton, no Canadá. Dirige o Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa e recentemente venceu o Prémio AICA, atribuído pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte.

A conversa terá lugar na Escola das Artes, em Campo de Ourique, com moderação de Alexandra Martins.

Entrada livre.