Ilustração

A Pós-graduação em Ilustração tem como principal objetivo dotar os estudantes de competências práticas e ferramentas conceptuais para o exercício criativo da ilustração nas suas diversas variantes. Para tal, a Escola das Artes apresenta um plano curricular multidisciplinar, de pendor maioritariamente prático, que tem como principais componentes unidades de técnicas e tecnologias de ilustração e desenho de campo, a que se somam unidades de escrita, de design editorial, de gestão editorial, entre outras.

Com uma ligação umbilical ao sector profissionalizante e ao mercado livreiro, o curso pretende ainda estimular o contacto dos estudantes com o universo de trabalho, apresentando como docentes alguns dos mais prestigiados ilustradores portugueses como Bernardo Carvalho (Planeta Tangerina), Inês Viegas Oliveira (Planeta Tangerina), Carolina Celas (Orfeu Mini) ou Catarinal Sobral (Orfeu Mini). Por forma a complementar o programa de estudos, o curso oferece ainda um conjunto de seminários e workshops nas áreas das técnicas de impressão, da banda desenhada, da animação, etc.

No final do curso, cada aluno deverá apresentar o projeto desenvolvido ao longo do ano numa exposição coletiva, com curadoria dos coordenadores.

HORÁRIO

Fevereiro de 2024 a janeiro de 2025

2ª, 3ª e 4ª-feira
17:00–22:00
Pós-laboral

DURAÇÃO

60 ECTS | 390 horas

LOCAL

Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa (Campo de Ourique)

Coordenação Científica
Luís Lima
Coordenação Pedagógica
Inês Viegas Oliveira
Plano Curricular

1º Semestre

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Projeto Avançado de Ilustração I

Concepção e desenvolvimento de projeto individual avançado de ilustração com acompanhamento dos docentes a apresentar publicamente no final do curso

Docente: Inês Viegas Oliveira e Carolina Celas

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Tecnologias de Ilustração I

Compreensão e aplicação dos principais métodos analógicos e digitais das técnicas e tecnologias de ilustração

Docente: Bernardo Carvalho

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Escrita Criativa

Compreensão e aplicação dos principais métodos de estímulo à criatividade na escrita literária

Docente: Luís Lima

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Design Editorial e Tipografia

Compreensão e aplicação das práticas do design gráfico aplicadas aos livros de ilustração (álbuns ilustrados, silent books, etc.), maximizando as possibilidades narrativas e visuais através dos recursos tipográficos

Docente: Andreia Almeida

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História da Ilustração

Compreensão crítica das principais correntes e movimentos da história da ilustração ao longo dos últimos séculos

Docente: Ana Rita Fernandes

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Desenho de Campo I

Construção de um diário gráfico semanal em campo aberto, tendo em vista o aperfeiçoamento das técnicas de desenho

Docente: Mariana Gomes

2º Semestre

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Projeto Avançado de Ilustração II

Concepção e desenvolvimento de projeto individual avançado de ilustração com acompanhamento dos docentes a apresentar publicamente no final do curso

Docente: Inês Viegas Oliveira e Carolina Celas

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Tecnologias de Ilustração II

Compreensão e aplicação dos principais métodos analógicos e digitais das técnicas e tecnologias de ilustração

Docente: Catarina Sobral

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Gestão de Projetos Editoriais

Compreensão e execução das várias fases de um projeto editorial, desde a sua concepção, à publicação e divulgação

Docente: Duarte Azinheira

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Cultura Visual

Compreensão crítica dos principais aspetos da cultural visual contemporânea e as suas relações com a prática da ilustração

Docente: Alexandra Martins

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Desenho de Campo II

Construção de um diário gráfico semanal em campo aberto, tendo em vista o aperfeiçoamento das técnicas de desenho

Docente: Mariana Gomes

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Seminários/ Workshops

Seminários e workshops livres nas áreas das técnicas de impressão, da banda desenhada, da animação, etc.

Docente: Inês Viegas Oliveira

PROPINAS

3.900, 00 €

Condições de pagamento
O pagamento poderá ser efetuado em prestações ou na totalidade.

Condições especiais
Desconto de 10% para comunidade Autónoma

CONDIÇÕES DE ACESSO

Serão admitidos como candidatos:

  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das Artes Plásticas, Artes Visuais, Design, Arte Multimédia, Desenho, Ciências da Arte e do Património, Arquitetura, assim como em áreas afins;
  • Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso;
  • Os estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura, nas áreas acima indicadas, num estabelecimento de ensino superior português.
CANDIDATURAS

As candidaturas poderão ser submetidas através do formulário.

Valor da candidatura: 100, 00€
Valor da inscrição: 100, 00€
Seguro escolar: 20, 00€

Número de vagas: 15

O curso apenas se realizará mediante um número mínimo de alunos inscritos.

Corpo Docente

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Alexandra João Martins

Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Estudos Artísticos pela Universidade do Porto, e doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH-Universidade Nova de Lisboa, tendo sido bolseira da FCT. Escreveu para diversas publicações. Colaborou e integrou os comités de seleção dos festivais Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc. Em 2017, foi selecionada para o Talent Press Rio e, em 2018, comissariou a exposição Como o Sol/Como a Noite, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da retrospetiva dedicada a António Reis e Margarida Cordeiro no Porto/Post/Doc.

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Andreia Almeida

Andreia de Almeida é licenciada e mestre em Design de Comunicação e Novos Media pela FBAUL. O seu percurso projetual começou com a fundação do colectivo de design Vivóeusébio. Após 10 anos encontrou na editora Pato Lógico a possibilidade de se especializar no design de edições ilustradas e atualmente continua a atividade de designer editorial na Silvadesigners onde também desenvolve projetos de comunicação global para marcas, empresas, museus e outros agentes culturais. A par da atividade projetual, lecionou na ETIC e na Universidade Lusófona. Na área da investigação interessa-se pelo estudo das relações entre os vários intervenientes em projectos de design e de como essas dinâmicas afetam o produto final.

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Ana Rita Fernandes

Devem-me ter lido em criança, mas disso não tenho memória. Lembro-me, isso sim, de estar debaixo de uma mesa a ver bonecos em livros que, por causa desses bonecos, já sabia ler. Quanto a ler letras, não aprendi à primeira mas, quando finalmente aprendi, nunca mais parei. Nunca abandonei o meu primeiro amor, e por isso fiz a licenciatura em História na variante de História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois de algumas peripécias, acabei livreira, e logo fui parar ao meio da Arte e Ilustração. Fiz a pós-graduação em Livro Infantil na Universidade Católica de Lisboa no segundo ano em que abriu, e assim cimentei o meu amor pelas narrações visuais. Há sete anos que sou livreira, gerente e responsável pelas aquisições da BAOBÁ livraria, uma livraria independente especializada em ilustração para miúdos e graúdos.

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Bernardo Carvalho

Aos 5 anos, ofereceram-lhe o disco do Jardim Jaleco e nunca mais voltou a ser o mesmo. Terá sido por essa altura que começou a subir à prateleira do pai para ler todos os livros de banda desenhada que encontrava. Aos 10 anos atropelou uma velhota quando ia lançado na sua bicicleta amarela e esta recordação, assim como os remorsos e a culpa, nunca mais o largaram. Aos 16 anos conheceu a Isabel e a Madalena que lhe deram a conhecer as vicissitudes de uma vida intelectual. Aos 17 anos, os testes psicotécnicos indicaram “92% ar livre”. Aos 19 anos, entrou para o Curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. A certa altura resolveu sair (os testes psicotécnicos tinham razão). Por essa altura fez o Curso de Desenho na Sociedade de Belas Artes. Aos 22 anos entregava empadas em cafés numa carrinha. Quem o conheça não terá dificuldade em adivinhar a causa do despedimento (“esmagamento e furto de empadas” constava no processo). Foi assim que começou a sua carreira de desenhador. Em 1999, fundou o Planeta Tangerina. Desde então ganhou vários prémios.

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Carolina Celas

Carolinas Celas vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Design na Universidade de Aveiro. Mais tarde completou uma pós-graduação em ilustração e o Mestrado de Comunicação Visual no Royal College of Art. Trabalha como ilustradora freelancer para diferentes meios. A poesia e a harmonia do seu trabalho convida crianças e adultos a percepcionar lugares sem limites explorando o detalhe, o humor e o surreal. Nos últimos anos tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais. É autora do livro Horizonte publicado pela Orfeu Negro.

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Catarina Sobral

Catarina Sobral é ilustradora e designer de comunicação, com incursões nas áreas da gravura e do cinema de animação. Autora dos livros ilustrados “Greve” (Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração), “Achimpa” (eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores) e “O Meu Avô” (vencedor do Prémio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014 e seleccionado para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha), Catarina Sobral assina ainda, nas edições Orfeu Negro, alguns book trailers da colecção Orfeu Mini.

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Duarte Azinheira

Duarte Azinheira, há mais de 15 anos que trabalha exclusivamente na área cultural sobretudo como diretor editorial, mas também como consultor e programador de outras atividades (exposições, museus, música, conferências). Exerceu funções executivas no setor editorial privado, e foi consultor de grandes instituições culturais portugueses como a Fundação Gulbenkian ou o Camões – Instituto da Língua e da Cooperação. Dirige toda a atividade cultural da Imprensa Nacional em Portugal e no exterior, sendo, também, diretor do Museu Casa da Moeda.

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Inês Viegas Oliveira

Inês Viegas Oliveira nasceu em Tavira, em 1995. Numa tentativa de saber tudo, licenciou-se em Física, e após meio mestrado em Matemática percebeu que, no fundo, não sabia nada. Fez depois uma pós-graduação em ilustração na UAL, que a deixou mais descansada. Em 2020, 2022 e 2023 foi selecionada para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Faz parte do projeto europeu Every Story Matters que promove a inclusão através das histórias e dos livros. A partir deste projeto, surge o seu primeiro livro, “O Duelo”, publicado em 2022 pelo Planeta Tangerina. Move-se entre ciência e arte, autor e leitor, imagem e palavra, tentando romper algumas fronteiras. Continua a fazer muitas perguntas mas de vez em quando faz um intervalo para escrever ou desenhar.

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Luís Lima

Doutorado em Filosofia – especialidade de Estética –, pela FCS/ Universidade Nova de Lisboa, como bolseiro de doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian para uma co-tutela em Paris IV – Sorbonne, no departamento de Literatura. Bolseiro da FCT no mestrado em Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela mesma universidade. Formou-se em Ciências da Comunicação com uma tese sobre os condicionamentos mútuos entre crítica e arte. Colaborou como jornalista em diversas publicações (Volta ao Mundo, Revista National GeographicArte IbéricaArte Capital, etc.). É director-fundador, desde Abril de 2023, da Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). É Professor Associado na UAL e docente convidado na Escola Superior de Design (ESD) do IPCA e lecciona nestas instituições, entre outras UC’s, Teorias da Imagem, Escrita Criativa, Comunicação e Digital Storytelling, Cibercultura. É investigador no LabCom (Comunicação e Artes) e colaborador no CEAA (Arte e Estudos Críticos) e no núcleo de Investigação em Comunicação Nip.Com, na UAL. É membro, desde 2016, da Comissão Científica da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação da ESD do IPCA. Integra, desde 2018, a Comissão de Selecção do festival de cinema Porto/Post/Doc. Trabalha como tradutor freelancer no campo do pensamento estético e literário contemporâneo (Gilles Deleuze, Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, François Truffaut, Bernard Stiegler, Marie-José Mondzain, Paul Éluard, Pierre Klossowski, Ghérasim Luca, etc.).

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Mariana Gomes

Nasceu em Faro, 1983. Vive e trabalha em Lisboa, onde se formou em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes, e expõe desde 2007. Das exposições individuais destacam-se: 2023 Neo-Pós-Neo, Galeria Cristina Guerra, Lisboa; 2021 Infusão de Rabisco, Salão de Chá Alta Vila, “Ciclo: O Desenho como Pensamento”, curadoria de Alexandre Baptista, Águeda; 2020 Solilóquio, Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa; 2020 Indução, Projeto a “Failed Entertainement”, curadoria de Ana Anacleto em colaboração com Meel Press, Travessa da Ermida, Lisboa; 2019 Canhota, curadoria de Bruno Marchand, Fundação Carmona e Costa, Lisboa; 2017 Romanian Dances, Galeria Baginsky, Lisboa; 2016 Não Aplicável, Galeria Fernando Santos, Porto; 2016 Bollocks, curadoria de Bruno Marchand, Appleton Square, Lisboa;  2014 Breviário, Galeria Fernando Santos, Porto; 2013 Stop Making Sense!, curadoria de João Pinharanda, Fundação EDP, Lisboa; 2008 Mariana Gomes, Galeria Módulo – Centro Difusor de Arte, Lisboa. A sua obra está representada em diversas coleções, entre as quais, Fundação EDP, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa, Coleção do Estado Português, Coleção da Fundação Luso-Americana, Fundação PLMJ.

Docentes Convidados

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Ana Matilde Sousa

Ana Matilde Sousa é artista visual e académica, nascida em Lisboa, onde vive e trabalha. Enquanto adolescente nos anos 90, era obcecada com a série de animação japonesa Dragon Ball Z, a que assistia dobrada em português por actores que “glocalizavam” fortemente os conteúdos originais. Os seus trabalhos foram publicados por editoras de banda desenhada alternativa e outras entidades, tanto em Portugal como internacionalmente, incluindo Chili Com Carne (Portugal), Kunsthalle Lissabon (Portugal), Monde Diplomatique – Edição Portuguesa, kuš! (Letónia), Ediciones Valientes (Espanha), Éditions Trip (Canadá), Anthropocene Curriculum (Alemanha), 1646 – Experimental Art Space ( Países Baixos), a revista Zupełnie Inny Świat (Polónia), Silent Army (Austrália), e a revista Kuti (Finlândia). Enquanto autora, apresenta e publica artigos sobre arte contemporânea japonesa e cultura pop em aulas, revistas e conferências com arbitragem científica e editoras de livros como a Routledge e a Minnesota University Press. É doutorada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e trabalha actualmente nesta instituição como Investigadora Junior da FCT e Professora Auxiliar Convidada.

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António Jorge Gonçalves

António Jorge Gonçalves (Lisboa, 1964) é autor de banda desenhada, cartoonista, performer visual, ilustrador, cenógrafo e professor português. O seu mais conhecido projeto é o “Subway Life”, desenhando pessoas sentadas nas carruagens do Metro em 10 cidades do mundo. Recebeu ainda, em 2013, o Prémio Nacional de Ilustração (Portugal) pelo livro “uma escuridão bonita” (com Ondjaki, Caminho 2013).

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Joana T. Silva

Joana T. Silva nasce em 1987, na cidade de Lisboa, onde atualmente vive e trabalha. Realizou o ensino secundário na Escola Artística António Arroio, onde frequentou o curso Geral de Artes. Continuou os estudos no âmbito artístico ao ingressar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa onde se licenciou e adquiriu o grau de mestre em Pintura. Em 2012 ingressa no Mestrado Em Ensino das Artes Visuais da Universidade de Lisboa, o qual concluiu no presente ano. Atualmente desenvolve os seus projetos artísticos na área da pintura e do livro de artista.

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Laura Coutinho

Laura Coutinho é uma ilustradora portuguesa que vive atualmente em Londres e estuda na Kingston School of Art. Os seus trabalhos recentes surgem como uma resposta a cores e formas encontradas em passeios e exploram a sensação de atmosfera ancorada num determinado momento ou lugar, a partir da intersecção da observação, memória e imaginação. Trabalhando frequentemente com as qualidades ternas dos pastéis suaves, Laura pretende convidar à contemplação do espectador e oferecer alguns momentos de pausa, intimidade e espaço.

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MAGO Studio

MAGO studio é um projeto de impressão em risografia fundado pelos ilustradores Bina Tangerina e Marcos Martos. O estúdio nasceu da paixão pela ilustração, métodos de impressão menos convencionais e mais sustentáveis e da vontade de explorar novas técnicas. Para além do serviço de impressão, procuram partilhar o seu conhecimento da técnica e promover o trabalho dos artistas e ilustradores com quem colaboram.

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Mariana Rio

Ilustradora sediada no Porto, trabalha em ilustração há mais de uma década, tendo publicado na Pato Lógico, Ediciones Mónimo, Sexto Piso Editorial e Eterogémeas, entre outros, em Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Peru, México, EUA e Taiwan. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e professora nas disciplinas de Ilustração, Livro de Imagens, Desenho e Escrita Criativa & Storytelling na ESAD Matosinhos. O seu trabalho como autora ilustradora tem vindo a ser reconhecido com a atribuição de prémios pela Illustrators Exhibition Bologna Children’s Book Fair, pelos AOI World Illustration Awards, Nami Island International Picture Book Illustration Competition, 3×3 The Magazine of Contemporary Illustration, White Ravens – Internationale Jugendbibliothek, CJ Picture Book Awards e pela DGLAB (Prémio Nacional de Ilustração). Em 2021 recebeu o Prémio de Ilustração Baba Kamo, em Valência.

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Nuno Saraiva

Nasceu em 1969, na Mouraria de Lisboa. Colaborou como ilustrador editorial com praticamente toda a imprensa portuguesa, com especial destaque para o Expresso, o Observador, o Público e a Time Out. Está publicado pela Esfera dos Livros, com a versão grega da Patakis Publications, pela Abysmo e pela Bertrand. É professor de Banda Desenhada e de Cartoon Político no Ar.Co e desenhou várias Festas de Lisboa, que animaram arraiais desde 2014. Participa na coleção Sardinha by Bordallo (Fábrica de Faiança Bordallo Pinheiro) com a sua “Sardinha do Golaço”, comemorativa do feito campeão da nossa Seleção no Euro 2016. O seu livro “Tudo isto é Fado! “(Museu do Fado) foi galardoado com o prémio Melhor Livro de BD 2016 (FIBDA). É ainda o ilustrador não-oficial de vários murais de Lisboa.

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Patrícia Guimarães

No ano letivo de 2022/2023, lecionou as disciplinas de Animação 2D e Representação Gráfica na Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto. É licenciada em Arte e Multimédia – Animação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Participou em diversos fanzines como Preto no BrancoNicotina Your Mouth is a Guillotine. É autora das bandas desenhadas STABAT MATER (2015), MANUELinútil (2016) e Pêra Verde (2019). Integra ainda a antologia coletiva de banda desenhada Nódoa Negra (2018), editada pela Chili Com Carne. Conta ainda com trabalho ilustrado (livros, álbuns, cartazes e programas) para editoras, jornais, museus e teatros. Desde 2014 que colabora com produtoras nacionais de animação entre as quais, a MODOImago, a Animanostra, a Animais Avpl., a Sardinha em Lata, a Toonelada, a AIM Creative Studios e o BAP-Studio (Bando à Parte). Enquanto formadora, dinamiza oficinas de banda desenhada, cinema de animação e ilustração por todo o país.

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Teresa Cortez

Ilustradora e animadora de Lisboa. Estudou Artes Plásticas e Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Ilustração no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa. Desde 2003, trabalha como ilustradora de capas, revistas, cartazes, discos e livros infantis. Colaborou com Pataca Discos, 2034, Universal, Take It Easy, Ink Publishing, Bayard Jeunesse, Tcharan, Pato Lógico, Livros Horizonte, Máquina de Voar, GataFunho. Ensina ilustração na Nextart School em Lisboa desde 2012 e faz workshops de animação na Cinemateca Júnior Lisboa desde 2009.

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