A Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa visa englobar novas práticas artísticas, designadamente nas áreas digitais, procurando aliar tradição e modernidade e respondendo aos desafios e problemáticas da contemporaneidade, afirmando-se como um espaço vivo, dinâmico e aberto à comunidade, consolidando-se como uma referência para o pensamento crítico e para a prática artística.

Assim, a missão da Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa pauta-se pela produção e divulgação de conhecimento cultural, artístico e científico, pela formação livre, não conferente de grau e ao nível do ensino superior, pela valorização social do conhecimento, bem como da comunidade em que se insere.

No espírito da Cooperativa de Ensino Universitário C.R.L., e de perfil claramente humanista e universalista, a Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa compromete-se a afirmar-se como um espaço plural, caracterizado pela livre prática artística, pela livre expressão de ideias e pela livre produção de conhecimento, procurando cultivar a transparência e o rigor em todos os âmbitos da sua atividade.

A Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa compromete-se ainda a promover a inclusão e igualdade no acesso à produção e ao conhecimento cultural, artístico e científico, independentemente de questões de género e de ordem social, política, étnica ou religiosa.

Dando continuidade à ligação histórica da Cooperativa de Ensino Universitário aos restantes Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa pretende ainda estimular a cooperação entre os povos.

Por fim, a ação da Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa pugnar-se-á pelos princípios da sustentabilidade económica, social e ambiental.