Conferência
A New Pinnochio story ◌ Daniel Fishkin
29/07/2025
$29/07/2025
}19:20

Daniel Fishkin discutirá a relação entre a identidade do daxofone no mundo e o seu papel como construtor de instrumentos através das figuras de Pinnochio, o boneco de madeira que ganha vida, e Gepetto, o entalhador que o esculpe em madeira de pinho. No seu retrato etnográfico dos construtores de guitarras na América, Katherine Dudley utiliza a metáfora de Geppetto para descrever a motivação e o estatuto social do artesão na sociedade contemporânea. Daniel Fishkin baseia-se na metáfora de Dudley, explorando o como ele próprio se tornou uma figura de Gepeto, e o que seria necessário para o daxofone transcender a sua fácil tentação de imitações de animais ou efeitos sonoros e emergir como um instrumento real. O daxofone é uma tira de madeira de lei esculpida que se toca com um arco. Foi inventado em 1987 pelo desenhador de fontes alemão Hans Reichel. O som do instrumento, algures entre um violoncelo e um texugo, varia entre gorgolejos furtivos e assobios delicados e gritos selvagens.

Daniel Fishkin é artista sonoro, compositor e constructor de instrumentos musicais. Obteve o seu mestrado em Composição Musical na Wesleyan University e leccionou cursos de design de instrumentos e música eletrónica no Bard College, na Cooper Union e, mais recentemente, no Ramapo College of New Jersey. Atualmente, é candidato a doutoramento em Composição e Música Computacional na Universidade da Virgínia.

O trabalho de Daniel, que investiga a estética dos danos auditivos, foi objeto da imprensa internacional (Nature Journal, 2014) e foi-lhe atribuído o título de “embaixador do tinnitus” pela Deutsche Tinnitus-Stiftung. Estudou com a compositora Maryanne Amacher e com o multi-instrumentista Mark Stewart. É o único luthier que estudou diretamente com o inventor do daxofone, Hans Reichel.

Actuou como solista em sintetizador modular com a Orquestra Sinfónica Americana, desenvolveu instalações sonoras em salas de concerto e tocou em inúmeras salas de espectáculos em países como Estados Unidos, Canadá, Califórnia, Noruega, Alemanha, França, Japão, Cazaquistão e Austrália. Daniel Fishkin constrói e toca daxofones há 20 anos. Desde 2019, recebeu mais de 75 encomendas de diferentes músicos de todo o mundo.

A apresentação integra o programa Sons, Imagens e Palavras – Diálogos Transatlânticos organizado por Catarina Real com o apoio da Fundação Luso Americana, parcialmente acolhida pela Escola das Artes. Entrada gratuita.