Nesta comunicação, Catalina Alvarez abordará a história do cruzamento entre arte e engajamento no contexto norte-americano, destacando o papel do protesto e da participação dentro das práticas performativas. Utilizando a sua experiência lectiva e artística, Catalina Alvarez, focar-se-á nos modos como a arte tem sido utilizada como forma de envolvimento com comunidades e questões sociais, inclusive no contexto de educação formal. Estas práticas contribuem para o recentrar dos propósitos da arte na execução de actividades como leituras, workshops e debates ao invés da produção de objectos artísticos, como tem sido paradigma no contexto da arte ocidental dos últimos séculos.
Catalina Alvarez é professora e regente do curso de Arte e Envolvimento no departamento de Artes Visuais da Universidade de Fordham. Neste contexto, explora o envolvimento com comunidades, questões sociais e outros assuntos da vida real como uma forma de manifestação artística. É realizadora de filmes coreografados e musicais experimentais. O seu trabalho explora frequentemente temas de transporte entre lugares e a transformação entre géneros e meios. Os filmes de Catalina Alvarez foram exibidos em festivais como Slamdance, Fantastic Fest, New Orleans e Palm Springs, e em locais como ICA Philadelphia, San Diego Art Institute e Museum of the Moving Image, Nova York. Recebeu bolsas e participou em residências de investigação e criação de instituições como Flaherty Seminar, Virginia Center for the Creative Arts, Rooftop Films, Flux Factory e Wexner Center for the Arts.
Recentemente, Catalina Alvarez foi curadora, anfitriã e produtora de Screen Play, um evento intermédia apresentado em Novembro de 2024 no Center for Performance Research, Nova Iorque. No âmbito deste evento que juntou dança, música e projecções de filmes a um conjunto de leituras de artistas contemporâneos, Alvarez apresentou “App”s, um conto e evento coreográfico com o mesmo nome. Este mesmo conto integra a colectânea “Vagaries”, a ser editado por Catarina Real e publicado por Edições da Ruína com o apoio da Fordham University.
A apresentação integra o programa Sons, Imagens e Palavras – Diálogos Transatlânticos organizado por Catarina Real com o apoio da Fundação Luso Americana, parcialmente acolhida pela Escola das Artes. Entrada livre.