Partindo de uma crescente profissionalização das práticas curatoriais e da sua centralidade nos discursos da historiografia da arte, nos estudos culturais e nos sistemas globais de mercado, apresentação e circulação artísticas, este curso procurará dotar os seus participantes de múltiplas perspectivas sobre as diferentes modalidades da curadoria contemporânea — independente e institucional —, assim como promover uma interpelação crítica da figura do curador enquanto agente multidisciplinar de organização estética e criação de pensamento situado, ético e autoral. Da mesma forma, debater-se-ão problemáticas que têm pressionado as arenas públicas actuais e se manifestado decisivamente nas esferas da arte contemporânea — desde os movimentos feministas e decoloniais até às crises políticas, económicas e ambientais —, especulando a partir daí sobre as transformações que a curadoria poderá desempenhar enquanto actividade com uma potencialidade dissidente e profanadora de formas materiais, saberes, poderes e distribuições sociais recorrentes, tipificadas e mobilizadoras. Nesse sentido, pretender-se-á, ainda, abordar o que é ou o que poderá ser uma exposição, quais os instrumentos para a sua criação e desenvolvimento, e quais as formas de dá-la a ver e experienciar, desafiando cada aluno a conceber uma ideia/outline para um projecto expositivo original durante o período do curso. Metodologicamente, as 7 sessões propostas transitarão entre a análise e discussão em grupo de temas, textos e casos de estudo apresentados pelo instrutor, momentos de tutoria colectiva e individual, assim como a visita a exposições selecionadas e conversas com os seus autores: curadores, programadores e/ou artistas. No final, é objectivo que cada participante detenha referências, mecanismos e ferramentas teóricas, práticas e relacionais para mapear, navegar e, consequentemente, poder participar no mundo da arte contemporânea, potenciando-se a criação de uma voz e olhar singulares.
HORÁRIO
Outubro a novembro de 2025
5ª-feira
18:00–21:00
DURAÇÃO
21 horas | 7 sessões
LOCAL
Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa (Campo de Ourique)
— A curadoria como prática interdisciplinar, crítica, situada e autoral;
— Curadoria e investigação: a curadoria como produção de conhecimento;
— O curador institucional vs o curador independente vs o programador;
— Curadoria e espaço: do cubo branco ao espaço não convencional;
— Conceber uma exposição: da ideia, ao lugar, à proposta, ao contacto com artistas, à realização do projecto;
— Curadoria e mercado: as práticas curatoriais no contexto da circulação e pensamento globalizados;
— Curadoria e território: localidades singulares e palcos internacionais;
— Curadoria e crise(s): as práticas curatoriais e os discursos contemporâneos. Agência, acção, representatividade, ética, poder;
— Curadoria e ruína: das ruínas da cultura, à ruína do planeta, à ruína dos objectos;
— A curadoria como actividade dissidente, profanadora e especulativa;
— Mentorias colectivas e individuais sobre os outlines dos projectos curatoriais de cada participante;
— Visita a pelo menos 2 projectos expositivos (1 institucional e 1 independente) patentes durante o período de curso e relacionados com os tópicos abordados.
A disponibilizar pelo instrutor duas semanas antes da realização do curso.
PROPINAS
175,00 €
Condições de pagamento
Pagamento único.
O pagamento poderá ser efetuado na totalidade aquando da inscrição.
CONDIÇÕES DE ACESSO
Sem condições de acesso.
INSCRIÇÕES
Número de vagas: 15
O curso apenas se realizará mediante um número mínimo de alunos inscritos.

David Revés é curador, escritor e investigador. Doutorando em Estudos Artísticos na FCSH – Universidade NOVA de Lisboa (PT). Futuro visiting researcher na Universidade de Linköping (SE), 2026-28. Fundador do METANOIA, um projeto nómada focado em experiências e narrativas de extinção, colapso, decadência e finitude. Enquanto curador e investigador, desenvolveu residências artísticas, exposições individuais e coletivas em diversos espaços, tais como a Färgfabriken Konsthall (Estocolmo); Cité des Arts (Paris); Artistes en Résidence (Clermont-Ferrand); SOL (Nexø); Frappant Gallery (Hamburgo); CIAJG (Guimarães); gnration (Braga); Culturgest (Porto); Alfaia (Loulé); USC e Fundación DIDAC (Santiago de Compostela); e Fidelidade Arte, Appleton, Fundação Leal Rios, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva ou Carpintarias de São Lázaro (todas em Lisboa), entre outros. Foi programador e curador na Galeria Painel (PT), curador residente na Fundación DIDAC (ES) e integrou a equipa curatorial do CINENOVA – Festival Interuniversitário de Cinema (PT). Co-moderador do ciclo de conversas e podcast AMOR E MORTE. Desde Dezembro de 2024 é co-director artístico e curador da SALTO, em Lisboa, e desde 2025 integra o Comité de Aquisições do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian. Mantém uma prática de escrita crítica e ensaística publicada regularmente em livros de artista, catálogos de exposições, plataformas e revistas especializadas em arte contemporânea.