© Augusta Conchiglia
No próximo dia 11 de outubro, a Escola das Artes acolherá parte do programa da conferência internacional “O Nascimento (em Imagens) das Nações Africanas: Média e Descolonizações”.
O programa inclui uma palestra do orador principal, Mariano Mestman, da Universidade de Buenos Aires, que revisitará a reunião “Estates General of Third Cinema”, ocorrida no Canadá em 1974, onde se discutiram os «novos cinemas» e o seu acompanhamento das lutas políticas e culturais em vários locais. Seguir-se-ão comunicações dos cineastas Billy Woodberry, dedicada à interacção com materiais de arquivo, e Luciana Fina, que procurará refletir sobre as relações subversivas de Pasolini com a televisão enquanto medium. Maria Emília Tavares, curadora e investigadora, apresentará ainda uma comunicação sobre a fotografia portuguesa e italiana no 25 de Abril de 1974. Por fim, o realizador Rui Simões e José Manuel Costa, antigo diretor da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, estarão à conversa sobre o cinema político português pós-25 de Abril no contexto do Internacionalismo, com moderação de Maria do Carmo Piçarra.
Organizada por Maria do Carmo Piçarra, docente da Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora do ICNOVA, e Giulia Strippoli, investigadora do IHC, a conferência decorrerá entre 7 e 11 de outubro no Colégio Almada Negreiros, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e na Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa.
Paralelamente será realizada uma mostra de filmes na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a partir das representações das independências nos arquivos italianos, bem como um encontro artístico sobre artivismo e descolonizações no Hangar – Centro de Investigação Artística.
O programa completo pode ser descarregado aqui.