A Escola das Artes irá acolher parte da programação de Sons, Imagens e Palavras – Diálogos Transatlânticos, no próximo dia 29 de julho. O programa organizado pela artista plástica Catarina Real é apoiado pela Fundação Luso-Americana – Para o Desenvolvimento (FLAD) e inclui apresentações de artistas norte-americanos em Portugal.
A Escola das Artes irá acolher duas conferências, “Activities, not objects”, de Catalina Alvarez, e “A New Pinnochio story”, de Daniel Fishkin. A realizadora e docente visual, Catalina Alvarez, apresentará uma comunicação em torno da história do cruzamento entre arte e engajamento no contexto norte-americano, destacando o papel do protesto e da participação dentro das práticas performativas. Utilizando a sua experiência lectiva e artística, Catalina Alvarez, focar-se-á nos modos como a arte tem sido utilizada como forma de envolvimento com comunidades e questões sociais, inclusive no contexto de educação formal. Já o músico e luthier, Daniel Fishkin, discutirá a relação entre a identidade do daxofone no mundo e o seu papel como construtor de instrumentos através das figuras de Pinnochio, o boneco de madeira que ganha vida, e Gepetto, o entalhador que o esculpe em madeira de pinho.
Além das apresentações, o programa inclui ainda a projecção da curta-metragem realizada pela dupla, “Modos de transporte: Bois de rose”, episódio piloto de uma série de viagens multilingue documentadas ficcionalmente no formato de imagem em movimento.
As actividades terão início pelas 18 horas e a entrada é gratuita. Cartaz realizado a partir de desenho de Francisca Real.