Escola das Artes apresenta novo clube de leitura

O Aleph é o novo clube de leitura da Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa. Dedicado à comunidade académica, com especial enfoque nos estudantes, o Aleph pretende ser um espaço informal de reflexão, de livre debate de ideias e de fomentação do pensamento crítico. O projeto será apoiado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da criação da Rede de Clubes de Leitura no Ensino Superior.

Em associação às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o conceito de liberdade será o mote geral para o primeiro ano da iniciativa, cujo plano de acção inclui a realização de uma sessão de leitura mensal, bem como a visita do grupo do clube de leitura a outras instituições. Mariana Rebocho, aluna do curso de Ciências da Comunicação, será a principal dinamizadora deste clube cujas sessões contarão ainda com a presença de diferentes convidados, designadamente de autores e escritores lusófonos.

A primeira sessão decorrerá no dia 24 de maio, sexta-feira, pelas 17:30, na Escola das Artes, em Campo de Ourique, incluirá também uma breve apresentação do projeto e contará com a presença de Duarte Azinheira (INCM). Os livros recomendados para a primeira sessão são “Noticiar a Liberdade”, que reúne vários testemunhos de jornalistas que acompanharam o fim da ditadura, e “Bairro das Cruzes”, de Susana Amaro Velho, uma ficção familiar fortemente marcada por acontecimentos históricos como as cheias de Lisboa de 1967 e pelo contexto político e social de Portugal nos anos 60 e 70, como sejam a resistência anti-fascista ou as perseguições da polícia política.