A segunda sessão do Cinema Círculo será dedicada ao filme “Mafrouza”, um filme em 5 partes realizado por Emmanuelle Demoris e rodado durante dois anos em Mafrouza, um bairro de lata em Alexandria, no Egito, construído no local de uma necrópole greco-romana. A partir dos primeiros encontros com os seus habitantes, “Mafrouza” conta as histórias de algumas pessoas que respondem umas às outras numa crónica polifónica.
Depois de passagens por instituições como o MoMA (Nova Iorque) ou a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, estreia agora em Portugal. Este filme foi premiado com o Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno de 2010.
Nesta sessão serão projetadas as partes “Mafrouza – Oh la nuit!” (1), “Que Faire?” (3), “Paraboles” (5), num total de 7h30. Os filmes serão projetados com legendas em inglês. Esta sessão conta com o apoio da realizadora Emmanuelle Desmoris e da Escola das Artes – Autónoma e a entrada é gratuita.
No último sábado de cada mês, o Cinema Círculo pretende mostrar obras, formatos e geografias que se encontram sub-representadas no atual sistema de distribuição e salas de cinema lisboetas. Um cinema que, por uma razão ou outra, se encontra nas margens, sem espaço, fora de uma lógica comercial que não visa o lucro, mas que procura a reflexão, o debate e o pensamento crítico.