Organizada por Maria do Carmo Piçarra, docente da Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora do ICNOVA, e Giulia Strippoli, investigadora do IHC, a conferência decorrerá entre 7 e 11 de outubro no Colégio Almada Negreiros, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e na Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa.
Paralelamente será realizada uma mostra de filmes na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a partir das representações das independências nos arquivos italianos, bem como um encontro artístico sobre artivismo e descolonizações no Hangar – Centro de Investigação Artística.
O programa completo pode ser descarregado aqui.
9h30-10h30 – Mariano Mestman: Estados Generales del Tercer Cine. A 50 anos após os Rencontres… de Montreal
Pausa para café
10h45-11h30 – Billy Woodberry: A Story from Africa and Mario: Engagement with archival materials (Story from Africa e Mario: Interação com os materiais de arquivo)
11h30–12h15 – Luciana Fina: Todas as televisões e os mundos possíveis. Pasolini na casa do diabo
12h15-13h – Maria Emília Tavares: As imagens na revolução das ideias. Fotografia portuguesa e italiana no 25 de abril 1974
Almoço
15h00-16h30 – Rui Simões e José Manuel Costa em diálogo sobre cinema político português pós-25 de Abril no contexto do Internacionalismo. Moderação por Maria do Carmo Piçarra