Interartes

A Pós-graduação em Interartes visa dotar os estudantes de competências práticas e ferramentas conceptuais na área da arte contemporânea, tendo como principais âncoras disciplinares a instalação artística e a performance. Tendo em consideração a crescente relação entre arte, corpo e tecnologia, o plano curricular apresenta uma abordagem interdisciplinar focada na produção artística expandida, reunindo unidades curriculares de cariz laboratorial e teórico-prático.  

Com uma forte ligação ao sector profissionalizante, o curso pretende ainda estimular o contacto dos estudantes com o universo de trabalho, apresentando um corpo docente com prestigiados artistas portugueses, bem como diversos artistas emergentes. Por forma a complementar o programa de estudos, a pós-graduação oferece ainda um conjunto de seminários com docentes convidados nas áreas da arte e tecnologia. 

No final do curso, cada estudante deverá apresentar o projeto desenvolvido ao longo do ano, sob tutoria, numa exposição coletiva, com curadoria dos coordenadores.

HORÁRIO

Fevereiro de 2025 a janeiro de 2026

4ª, 5ª e 6ª-feira
17:00–22:00
Pós-laboral

DURAÇÃO

60 ECTS | 390 horas

LOCAL

Escola das Artes – Universidade Autónoma de Lisboa (Campo de Ourique)

Coordenação Científica
Luís Lima
Coordenação Pedagógica
Alexandra Martins
Plano Curricular

1º Semestre

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Imagem e Movimento

Compreensão dos principais conceitos da teoria da imagem em relação com o movimento, tendo em vista a prática transmedia e a criação artística, e domínio de ferramentas técnicas adequadas à concretização do objeto artístico

Docente: Tatiana Macedo

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Arte Sonora

Apreensão de ferramentas práticas, conceptuais e críticas para a produção de peças artísticas sonoras, tendo em consideração a história da arte sonora, e domínio de técnicas de gravação de campo, síntese e modulação de áudio por computador, e construção de mecanismos eletrónicos e/ou eletroacústicos

Docente: João Polido Gomes

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Corpo e Performatividade

Apreensão de instrumentos de investigação, criação e questionamento crítico no âmbito do movimento e da filosofia. Com um foco particular no corpo e sua expressão, a metodologia adoptada consiste na prática como investigação.

Docente: Ana Mira

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Problemáticas Contemporâneas

Introdução às principais questões estéticas da contemporaneidade e compreensão das diferentes abordagens ontológicas dos discursos dominantes e contra-dominantes e dos objetos artísticos contemporâneos, ou produzidos a partir destes

Docentes: Luís Lima e Alexandra Martins

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Introdução à Programação Visual

Compreensão e aplicação dos conceitos e ferramentas básicas da linguagem de programação no âmbito da criação artística

Docente: Bárbara Paixão

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Projeto I

Concepção e desenvolvimento de projeto individual avançado com acompanhamento dos docentes a apresentar publicamente no final do curso

Docentes: João Alves e Marta Ângela (Von Calhau!)

2º Semestre

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Teoria dos Media

Introdução aos principais conceitos da teoria dos media em relação com as práticas artísticas e compreensão das problemáticas e dos fazeres que os media contemporâneos instigam e produzem

Docente: José Marmeleira

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Tecnologias Digitais

Compreensão das ferramentas e técnicas utilizadas na criação de arte digital e na interação entre homem e computador e domínio de técnicas na utilização de software especializado, criação de visuais 2D e 3D, formas de projeção e exploração de sensores para ambiente interativo 

Docente: Bárbara Paixão

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Arte e Comunidade

Compreensão crítica dos conceitos de arte participativa e arte colaborativa e de espectador na contemporaneidade e apreensão de competências práticas para a colaboração inter-comunitária.

Docente: António Poppe

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Práticas Expositivas Expandidas

Compreensão crítica dos campos da extensão do ser-humano ligados aos desenvolvimentos tecnológicos (cyborg, more-than-human) e a sua relação com a prática artística expandida, numa introdução às ferramentas de software técnico para a criação de ambientes híbridos num ecossistema único onde coexistem a luz, o som, o vídeo, a interação, o 3D e a inteligência artificial. Este processo conta com a colaboração da ZABRA – Centro de Investigação de Arte Pós-Humana

Docente: João Pedro Fonseca

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Seminários

Seminários e workshops livres com profissionais da área artística e informática (artistas, curadores, galeristas, etc.)

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Projeto II

Concepção e desenvolvimento de projeto individual avançado com acompanhamento dos docentes a apresentar publicamente no final do curso

Docentes: João Alves e Marta Ângela (Von Calhau!)

PROPINAS

3.900, 00 €

Condições de pagamento
O pagamento poderá ser efetuado em prestações ou na totalidade.

Condições especiais
Desconto de 10% para comunidade Autónoma

CONDIÇÕES DE ACESSO

Serão admitidos como candidatos:

  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das Artes Plásticas, Artes Visuais, Design, Arte Multimédia, Desenho, Ciências da Arte e do Património, Arquitetura, assim como em áreas afins;
  • Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso;
  • Os estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura, nas áreas acima indicadas, num estabelecimento de ensino superior português.
CANDIDATURAS

As candidaturas poderão ser submetidas através do formulário.

Valor da candidatura: 100, 00€
Valor da inscrição: 100, 00€
Seguro escolar: 20, 00€

Número de vagas: 15

O curso apenas se realizará mediante um número mínimo de alunos inscritos.

CORPO DOCENTE

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Alexandra Martins

Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Estudos Artísticos pela Universidade do Porto, e doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH-Universidade Nova de Lisboa, tendo sido bolseira da FCT. Escreveu para diversas publicações. Colaborou e integrou os comités de seleção dos festivais Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc. Em 2017, foi selecionada para o Talent Press Rio e, em 2018, comissariou a exposição Como o Sol/Como a Noite, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da retrospetiva dedicada a António Reis e Margarida Cordeiro no Porto/Post/Doc.

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Ana Mira

Ana Mira dedica-se à investigação teórica e artística no encontro entre o movimento, a estética e a filosofia. Actualmente, lecciona na Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa e no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, e é investigadora no Instituto de Filosofia da Nova. Estudou Práticas Somáticas, Dança Contemporânea e Artes Marciais Internas na Europa e nos Estados Unidos, e completou o Doutoramento em Filosofia /Estética na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa sob orientação do filósofo José Gil, como investigadora visitante no Centre for Research in Modern European Philosophy, Kingston University e bolseira da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (2014). Foi investigadora visitante no departamento de Performance Studies, Tisch School of the Arts, New York University como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Na performance de dança destaca “At Once”, adaptação do solo de Deborah Hay/SPCP 2009 (Teatro Maria Matos, 2010) e a sua colaboração com Rosemary Butcher em “After Kaprow: The silent room + Book of journeys” (The Place Theatre, 2012) e “Test Pieces” (Nottdance Festival, 2015), em Inglaterra. Os seus ensaios de dança e filosofia têm sido publicados internacionalmente.

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António Poppe

Poeta, artista visual, performer, vive e trabalha em Lisboa. Concluiu o curso avançado de artes visuais do Ar.Co, em Lisboa, e estudou desenho e escultura no Royal College of Arts, Londres. Fez o mestrado em Arte Performativa e Cinema pela School of the Art Institute of Chicago, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.

Autor de um trabalho híbrido entre as artes visuais, a performance e a poesia, que tem apresentado desde 1996, em várias instituições culturais e galerias como, o Museu de Serralves, MAAT, Culturgest, Gulbenkian, Fundação Carmona e Costa, Museu Soares dos Reis, Galeria ZDB, Galeria 111, Casa Fernando Pessoa, GIAJG, entre outros. Publicou cinco livros : Torre de Juan Abad (Assírio e Alvim), Livro da Luz (Documenta), Medicin (Douda Correria), Come Coral (Douda Correria), O Agitador e a Corrente (escrito com Mumtazz e publicado na Mariposa Azual).

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Bárbara Paixão

Bárbara Paixão (Bombarral, 1994) é uma artista digital dos novos media que desenvolve visuais 2D, instalações interativas e sets de VJing. Motivada pela complementaridade entre arte e tecnologia, o seu foco incide em trabalhar a interação entre o corpo e o computador. É em formato de instalação audiovisual que retira maior partido das experiências interativas. Trabalha frequentemente com sensores que capturam a presença humana e software que atua em tempo-real. Com recurso ao tempo-real permite-lhe ainda criar visuais que sejam reativos ao som, além de manipulados ao vivo, criando experiências sinestésicas.

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João Alves

João Alves é um dos membros da dupla Von Calhau!, que nasce em 2006 no Porto. É a designação do corpo de trabalho desenvolvido em comunhão por Marta Ângela e João Artur, nas formas irre e reconhecíveis de música, texto, artes visuais, performance, entre outras. Das últimas apresentações destacam-se Oximoroboro e Volta Subicida na Culturgest Lisboa em 2015; em 2016 Rotornariz na Galeria Pedro Alfacinha, ano em que editaram Ú (Kraak), disco apresentado em locais como Cafe Oto, De Player ou no Festival LAFMS Uncanny Valley; em 2017 apresentam a performance Tau-Tau, na BoCA bienal, re-apresentada em São Paulo no Festival Videobrasil; em 2018 apresentam a exposição/performance Phantom Blot Back to Attack na Kunstraum em Londres e a performance O Praner de Urizar no Museu de Serralves; entre Fevereiro e Maio de 2019 foram artistas na Residency Unlimited, Nova York (bolsa Atelier-Museu Júlio Pomar); em Fevereiro de 2020 inauguraram a exposição Unharias Ratóricas no MAAT, Lisboa.

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João Pedro Fonseca

João Pedro Fonseca é um artista transdisciplinar sediado em Lisboa com um trabalho dedicado à cyberspiritualidade, à transcendência, ao xenomorfismo, à fé molecular, às inteligências artificias e às propriedades imateriais. Dirige, juntamente com a artista Carincur, a ZABRA – Centro de Investigação de Arte Pós-Humana, as residências artísticas ZONA e é fundador do ZIGURFEST. Até à data conta com várias exposições e criações passando por estruturas como o Futurama, ModaLisboa, Lux Frágil, Fundação Champalimaud, Sónar Lisboa, FCT, FITEI, Teatro S. Luiz, entre outros. Desenvolve também um trabalho cenográfico e de desenho de luz nas artes cénicas, contando com várias peças de teatro, ópera e dança, colaborando com nomes como Albano Jerónimo, Carlos Pimenta, Miguel Moreira, Olga Roriz ou Gaya de Medeiros, passando pelos atuais maiores teatros do país desde o Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, ao Teatro Nacional do São João, Porto.

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João Polido Gomes
João Polido Gomes é um compositor e artista da Marinha Grande, residente em Lisboa e estudante no Dutch Art Institute (2020-2022). Edita e atua música sob Polido. Edições musicais recentes incluem Sabor A Terra & A Casa E Os Cães (Holuzam, 2020) e Música Livre/Free Music (edição de autor com apoio da Spirit Shop, 2019). Colaborou como diretor de som e/ou compositor para os filmes de Louis Henderson, Madalena Fragoso e Margarida Meneses, Romana Schmalisch & Robert Schlicht, Filipa César e Marte Eknæs & Michael Amstad.
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José Marmeleira

Doutorado em Filosofia da Ciência, especialidade de Arte e Ciência, no âmbito do Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, José Marmeleira é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes e Design – Politécnico de Leiria. Desenvolve, também, a atividade de jornalista e crítico cultural independente no Ípsilon, suplemento do jornal Público, e na revista Contemporânea.

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Luís Lima

Doutorado em Filosofia – especialidade de Estética –, pela FCSH/ Universidade Nova de Lisboa, como bolseiro de doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian para uma co-tutela em Paris IV – Sorbonne, no departamento de Literatura. Bolseiro da FCT no mestrado em Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela mesma universidade. Formou-se em Ciências da Comunicação com uma tese sobre os condicionamentos mútuos entre crítica e arte. Colaborou como jornalista em diversas publicações (Volta ao Mundo, Revista National GeographicArte IbéricaArte Capital, etc.). É director-fundador, desde Abril de 2023, da Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). É Professor Associado na UAL e docente convidado na Escola Superior de Design (ESD) do IPCA e lecciona nestas instituições, entre outras UC’s, Teorias da Imagem, Escrita Criativa, Comunicação e Digital Storytelling, Cibercultura. É investigador no LabCom (Comunicação e Artes) e colaborador no CEAA (Arte e Estudos Críticos) e no núcleo de Investigação em Comunicação Nip.Com, na UAL. É membro, desde 2016, da Comissão Científica da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação da ESD do IPCA. Integra, desde 2018, a Comissão de Selecção do festival de cinema Porto/Post/Doc. Trabalha como tradutor freelancer no campo do pensamento estético e literário contemporâneo (Gilles Deleuze, Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, François Truffaut, Bernard Stiegler, Marie-José Mondzain, Paul Éluard, Pierre Klossowski, Ghérasim Luca, etc.).

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Marta Ângela

Marta Ângela é um dos membros da dupla Von Calhau!, que nasce em 2006 no Porto. É a designação do corpo de trabalho desenvolvido em comunhão por Marta Ângela e João Artur, nas formas irre e reconhecíveis de música, texto, artes visuais, performance, entre outras. Das últimas apresentações destacam-se Oximoroboro e Volta Subicida na Culturgest Lisboa em 2015; em 2016 Rotornariz na Galeria Pedro Alfacinha, ano em que editaram Ú (Kraak), disco apresentado em locais como Cafe Oto, De Player ou no Festival LAFMS Uncanny Valley; em 2017 apresentam a performance Tau-Tau, na BoCA bienal, re-apresentada em São Paulo no Festival Videobrasil; em 2018 apresentam a exposição/performance Phantom Blot Back to Attack na Kunstraum em Londres e a performance O Praner de Urizar no Museu de Serralves; entre Fevereiro e Maio de 2019 foram artistas na Residency Unlimited, Nova York (bolsa Atelier-Museu Júlio Pomar); em Fevereiro de 2020 inauguraram a exposição Unharias Ratóricas no MAAT, Lisboa.

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Tatiana Macedo

Expõe internacionalmente e trabalha sobretudo nos campos híbridos da fotografia, do filme-ensaio, do som e da instalação. Mestre em Antropologia Visual, FCSH – Universidade Nova de Lisboa (2012) e Licenciada em Fine Arts, Central St Martins College of Art & Design (Londres, 2004). Em 2015 Macedo ganhou o primeiro Prémio Sonae Media Art com a instalação vídeo multicanal 1989. O seu primeiro filme, Seems So Long Ago, Nancy (2012) foi rodado na Tate Britain e Tate Modern, Londres, e exibido em Museus, Galerias e Festivais de Cinema incluindo o DocLisboa (2012), MARFICI – Mar del Plata (Argentina, 2013), Transcinema – Lima (Peru, 2013), Tate Britain (2012 e 2013), Tegenboschvanvreden Gallery (Amesterdão 2014) e Stedelijk Museum Bureau Video Programme (Amesterdão 2012). Esta obra ganhou também o SAW Film Prize pela American Anthropological Association – AAA (Washington-DC, 2014). Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian no International Studio Programme da Künstlerhaus Bethanien (Berlim, 2016) entre outras. Exposições individuais e colectivas na Culturgest (Porto), DIDAC – Fundação DARDO (Santiago de Compostela), Tegenboschvanvreden (Amesterdão), Jeju Biennial (Coreia do Sul), MAAT, Appleton Square, Galeria Zé dos Bois, MNAC-MC (Lisboa), Iwalewahaus (Bayreuth), Kunstraum Botschaft (Berlim), Paris Photo, Arco Madrid, Photo Basel, entre outras. Está representada em várias coleções públicas e privadas.

DOCENTES CONVIDADOS

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Ana Cardoso

Ana Cardoso (n. 1978, Lisboa) vive e trabalha actualmente em Lisboa, após ter vivido e trabalhado em Nova Iorque entre 2004 e 2020, um período crucial no modo como o seu trabalho se desenvolveu e respondeu ao contexto e história da pintura recente. O seu trabalho centra-se na prática da pintura em diálogo com a abstracção, a instalação, e a sua activação enquanto objecto que dialoga com o corpo e o seu contexto.

A sua mais recente exposição, Leaky Abstraction, comissariada por João Pinharanda, MAAT — Museu de Arte, Aquitectura e Tecnologia, Lisboa, 2023, deu origem a uma publicação de artista, Leaky Abstraction — Four Color Edition (2024), desenvolvida em colaboração com Ana Baliza, onde se incluem textos do curador e dos escritores norte-americanos Maika Pollack e William J. Simmons.

Ana Cardoso concluiu o Mestrado em Pintura (MFA) no Hunter College — CUNY, Nova Iorque (2006), e uma Licenciatura em Pintura na FBAUL, Lisboa (2003).
Foi bolseira da Fundação Pollock-Krasner, Nova Iorque (2019-2020), fellow da masterclass Shandaken Projects — Paint School, Nova Iorque (2018-2019), e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso-Americana entre 2004 e 2006.

O seu trabalho foi incluído em Painting Now, editado por Suzanne Hudson e publicado pela Thames & Hudson (2015), e tem aparecido em textos críticos na Artforum, Flash Art, Mousse, Modern Painters, Art in America, The Brooklyn Rail, Contemporânea, Público, Expresso, entre outros.

Cardoso foi finalista do Prémio Novos Artistas, Fundação EDP / MAAT, Lisboa (2017), e do Prémio Jovens Pintores — Fidelidade Mundial, Culturgest, Lisboa (2007).

Uma selecção das suas exposições inclui: Nuno Centeno, Porto (2023); Renata Fabbri, Milão (2023); Cristina Guerra, Lisboa (2021); Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa (2019); Klaus Von Nichtssagend, Nova Iorque (2019); Parapet Real Humans, St Louis (2018); Arpad Szenes — Museu Vieira da Silva, Lisboa (2018); MAAT, Lisboa (2017); Temnikova e Kasela, Tallinn (2017); Granpalazzo, Roma (2017); Jablonka Maruani Mercier, Knokke (2016); Rachel Uffner, Nova Iorque (2015); Andrew Rafacz, Chicago (2015); MNAC — Museu do Chiado, Lisboa (2015); Múrias Centeno, Lisboa (2014); Longhouse Projects, Nova Iorque (2014); Marianne Boesky, Nova Iorque (2012); Maisterravalbuena, Madrid (2012); Pedro Cera, Lisboa (2012); Bienal de Praga 5, Pra- ga (2011); Simone Subal, Nova Iorque (2011); Emily Harvey Foundation, Nova Iorque (2010); On Stellar Rays, Nova Iorque (2010); The Kitchen, Nova Iorque (2009); Tracy Williams, Nova Iorque (2009).

O seu trabalho está representado em colecções privadas e institucionais como: Museu Calouste Gulbenkian; Fundação EDP/MAAT; CACE—Colecção de Arte Contemporânea do Estado; Núcleo de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Lisboa, Galerias Municipais/EGEAC; Colecção Norlinda e José de Lima; Akzo Nobel Art Foundation, Amsterdam; entre outras.

Em 2020, Ana Cardoso fundou o espaço independente Figura Avulsa em Santa Catarina, Lisboa, onde organiza exposições e eventos ocasionais. O programa tem vindo a estabelecer uma comunidade entre artistas locais e internacionais como: Rebecca Watson Horn, Max Ruf, Christine Rebet, Gonçalo Pena, Leyla Gediz, Marta Angela (Von Calhau!), Allison Knowles, João Simões, Gwenn Thomas, Charles Mayton, Ellie Ga, Nikolai Nekh, entre outros.

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Diogo Baldaia

Diogo Baldaia nasceu no Porto e cresceu na cidade da Maia. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa) onde se licenciou em Realização e Imagem. Tirou mestrado em Artes Plásticas na KASK Conservatorium (Ghent, Bélgica). Trabalhou e viveu em Bruxelas antes de regressar para Portugal, onde se baseia actualmente em Lisboa. Os seus filmes foram premiados e exibidos em festivais de cinema nacionais e internacionais, tais como o Festival Internacional de Roterdão, Vienna Shorts, Festival de Oberhausen, IndieLisboa.

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Salomé Lamas

Salomé Lamas (1987, Lisboa) estudou cinema em Lisboa (Escola Superior de Teatro e Cinema) e Praga (Filmová a Televizni Fakulta Akademie Múzick’VCH
V Praze), Artes Visuais MFA em Amsterdão (Sandberg Instituut, Gerrit Rietveld Academie) e é doutoranda em Arte Contemporânea em Coimbra (Universidade de Coimbra).

O seu trabalho já foi mostrado tanto em espaços dedicados à arte quanto em festivais de cinema tais como Berlinale –  Internationale Filmfestspiele Berlin, NIMK –  Netherlands Instituut voor Mediakunst, Festival Internazionale del Cinema di Roma,  BAFICI, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, FIAC, MNAC – Museu do Chiado, DocLisboa, Cinema du Réel, Visions du Réel, MoMA – Museum of Modern Art, Museo Guggenheim Bilbao, Pacific Film Archive, Harvard Film Archive, Museum of Moving Images NY, Jewish Museum NY, Fid Marseille, Arsenal Institut fur film und videokunst, Viennale, Hong Kong Film Festival, UCLA Film & Television Archive, Serralves – Museu de Arte Comtemporânea, Tate Modern, Centre d’Art Contemporain de Genève, Bozar  –  Palais des Beaux-Arts, TABAKALERA, ICA – The Institute of Contemporary Arts,  Mostra de São Paulo, CAC  –  Contemporary Art Center Vilnius, Ann Harbor.

Lamas recebeu diversas bolsas, tais como The Gardner Film Study Center Fellowship – Harvard University, The Rockefeller Foundation – Bellagio Center, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Bogliasco Foundation, The MacDowell Colony, Yaddo, Berliner Künstlerprogramm des DAAD.

Colabora regularmente com a produtora O Som e a Fúria e é representada pela Galeria Miguel Nabinho – Lisboa 20.